Assembleia Legislativa de São Paulo - ALESP
10/08/2023
Assembleia Legislativa de São Paulo - ALESP
Bem vindos a mais Especial Descubra Sampa. Nesta matéria trazemos alguns dos ambientes e detalhes do Palácio 9 de Julho, Edifício Sede da Assembleia Legislativa de São Paulo no Paraíso. Nossa intenção é apenas oferecer um "aperitivo visual" da Alesp, para talvez incentivar os Paulistanos e nossos visitantes para conhecer pessoalmente este Patrimônio Paulistano e as Obras do acervo do Museu do Parlamento instaladas nas áreas internas e externas da edificação.
Rampa e Entrada Leste - Alesp |
Breve história da Alesp
A Assembleia Legislativa de São Paulo, fundada em 28 de Março de 1947, é o órgão de Poder Legislativo do Estado de São Paulo, onde são propositadas e votadas as leis estaduais pelos deputados estaduais, os quais tem mandados de 4 anos e escolhidos através de voto popular, juntamente com a eleição do governador do Estado. Atualmente abrigada no Palácio 9 de Julho, localizado no Bairro do Paraíso, Zona Sul, tendo ocupado anteriormente outros três endereços em São Paulo como suas Sedes, o Pátio do Colégio (Colégio dos Jesuítas) (1835 a 1878), no antigo Largo São Gonçalo (antigo Casarão de João Mendes - demolido), perto da atual Praça João Mendes (1879 a 1937) e o Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II (1947 a 1968), até vir a ocupar o complexo do Palácio 9 de Julho no Paraíso em 1968, estrutura projetada e construída para ser a Sede definitiva da Instituição.
Hall Monumental - Alesp |
Hall Monumental (fundos) - Alesp |
O Palácio 9 de Julho - Projeto e Arquitetura
O Palácio 9 de Julho, cuja pedra fundamental foi lançada em 9 de Julho de 1962, foi projetado em estilo Modernista pelos arquitetos Adolpho Rubio Morales e Fábio Kok de Sá Moreira. A escolha do projeto se deu por concurso público onde participaram ao todo 46 anteprojetos de arquitetos diversos e a iniciativa da construção da edificação para a nova Sede foi do Sr. Roberto Costa de Abreu Sodré, presidente na Alesp na época, fato ocorrido em 1960.
O complexo feito em bloco único com 36 mil metros quadrados de área construída tem sete pavimentos e as fachadas tem elementos vazados de alumínio fundido em toda a volta, os quais fazem o papel de brises e dão o aspecto único e peculiar ao edifício Modernista. A inauguração do Palácio ocorreu em 25 de Janeiro de 1968, data do 414º aniversário da cidade de São Paulo.
O complexo conta com quatro entradas, três plenários (Plenário José Bonifácio, Plenário Tiradentes e Plenário Dom Pedro I) e três auditórios (Auditório Teotônio Vilela, Auditório Franco Montoro e Auditório Paulo Kobayashi), além do Plenário Juscelino Kubitschek, o principal, onde são realizadas as sessões ordinárias e extraordinárias do Parlamento Paulista.
Abaixo mais alguns ambientes e detalhes da Alesp:
Átrio Norte - Alesp |
Espaço Cultural V Centenário - Alesp |
Salão dos Espelhos - Alesp |
Corredor de gabinetes - Alesp |
Auditório Franco Montoro - Alesp |
Escadaria para o plenário - Alesp |
Escada caracol - Alesp |
Placa de inauguração - Alesp |
Curiosidades: 1) O complexo do Palácio 9 de Julho recebeu duas reformas desde sua inauguração, uma em 2000 quando feita a reforma de modernização do plenário principal, o Plenário Juscelino Kubitschek e em 2009 um prédio anexo ao Palácio 9 de Julho foi construído para abrigar novos gabinetes parlamentares, sendo que o projeto das duas reformas foi de autoria do arquiteto Adolpho Morales. 2) O Palácio foi inaugurado pelo Governador Abreu Sodré, o mesmo que tomou a iniciativa da construção do complexo quando era o presidente da Alesp entre 1960 a 1963.
Notas: 1) A visita ao complexo da Alesp é livre e gratuita, bastando fazer um rápido cadastro na recepção (entrada Leste da foto desta matéria).
2) A ALESP já foi objeto de matéria anterior nossa e uma imagem mais ampla do Palácio 9 de Julho pode ser vista clicando AQUI
Localização: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Paraíso
Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.
#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.