Theatro Municipal de São Paulo (Parte 1 - O Teatro)
17/09/2022
Theatro Municipal de São Paulo (Teatro Municipal SP)
Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla da fachada frontal do Theatro Municipal de São Paulo
Bem vindos a mais um Especial Descubra Sampa! Nesta matéria revisitamos uma das principais atrações turísticas da Cidade de São Paulo e um dos seus "cartões postais", o Theatro Municipal de São Paulo. Desta feita, na parte um hora publicada, trazemos muitas imagens e informações sobre a famosa edificação Cultural Paulistana, a "casa" dos principais Corpos Artísticos e espetáculos líricos de Sampa e do Brasil.
Theatro Municipal de São Paulo (vista ampla) |
Vista ampla das fachadas do Theatro Municipal de São Paulo
Fachada lateral do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla da fachada lateral Leste do Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo (Teatro Municipal SP), inaugurado em 12 de Setembro de 1911, foi um projeto conjunto assinado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, com a construção ficando a cargo do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Sua arquitetura foi baseada na Ópera de Paris, desenvolvida em estilo Eclético e com várias influências de estilos diversos em sua concepção: o Eclético (a "mistura"), o Renascentista e o Barroco (Renascentista Barroco - Seicento) e Art Nouveau. Compõe-se de 4 partes: a "caixa frontal" que inclui a fachada, o vestíbulo, o Saguão Nobre, a Escadaria Nobre e o Salão Nobre na parte superior, a parte central composta pela sala de espetáculos, incluindo a plateia e os balcões e a galeria, a parte do palco, incluindo o fosso orquestral e a parte posterior, que inclui o setor dos camarins e dos maquinários cênicos. Sua concepção nasceu pela iniciativa de políticos e da elite Paulistana no final do Século XIX, os quais recebiam influências culturais e de costumes europeus, aliados ao "boom" cafeeiro e os novos ricos paulistas e Paulistanos (Barões do Café). A ideia da construção do Municipal começou no final do Século XIX, com a identificação da necessidade de um local apropriado para abrigar grandes companhias e artistas internacionais do cenário teatral e musical, aliado a europeização dos costumes Paulistanos na época e a perda do antigo Teatro São José em um incêndio ocorrido em 1898, o único grande teatro da cidade na ocasião. Leis de incentivo e uma comissão municipal foram criadas para tal fim e após um processo de concorrência pública o Escritório de Ramos Azevedo foi escolhido para projetar e construir o teatro, cuja construção se iniciou em 1903, terminando em 1911, sendo empregadas em sua construção as técnicas combinadas de alvenaria de tijolos, concreto armado e estruturas metálicas, na parte de acabamento e adornos merece um destaque especial o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Instituição encarregada de executar tais serviços. A inauguração do Municipal se deu com a apresentação da abertura da ópera O Guarany, de Antonio Carlos Gomes e da encenação da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, tendo o barítono Titta Ruffo como artista principal.
Abaixo mais algumas imagens do edifício monumento do Theatro Municipal de São Paulo, destacando e detalhando alguns dos seus principais e mais famosos ambientes:
Saguão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla frontal do Saguão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Escadaria Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla diagonal da Escadaria Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla do Salão Nobre no pavimento superior do Theatro Municipal de São Paulo
Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla superior da Sala de espetáculos (plateia) do Theatro Municipal de São Paulo
Relevância histórica e artística do Theatro Municipal SP
O Theatro Municipal de São Paulo é a principal casa de obras liricas do Brasil e localiza-se na região central da Cidade, na Praça Ramos de Azevedo, e historicamente foi o precursor e "palco" da Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922. Seu palco já recebeu os principais expoentes da música e da dança Mundial tais como Maria Callas, Titta Ruffo, Villa-Lobos, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Vaslav Nijinski, Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn e muitos outros artistas de renome, além de apresentar os espetáculos e produções dos seus próprios corpos artísticos.
Mais algumas imagens detalhando o interior do Municipal de São Paulo:
Entrada lateral do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla da entrada lateral Oeste do Theatro Municipal de São Paulo
Bilheterias do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla frontal das bilheterias do Theatro Municipal de São Paulo
Entrada principal do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla frontal da entrada interna principal (lateral) do Theatro Municipal de São Paulo
Átrio do Saguão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla superior do átrio do Saguão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Perspectiva da Escadaria Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla em perspectiva inferior da Escadaria Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Platéia e frisas do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla diagonal das poltronas da plateia e das frisas do Theatro Municipal de São Paulo
Corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo
Atualmente o teatro possui seus próprios corpos artísticos, dentre eles a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano Mário de Andrade, a Orquestra Experimental de Repertório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo (sediadas na Praça das Artes, um anexo do Teatro).
Localização: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República
Mais detalhes do interior do edifício do Theatro Municipal SP:
Antecâmara do andar Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista parcial da antecâmara (foyer) do andar Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Antecâmara lateral superior do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista parcial da antecâmara lateral (foyer) do andar Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Antigo bar do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla do espaço do antigo bar do Theatro Municipal de São Paulo
Balcão do Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla em perspectiva inferior do balcão do Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Foyer dos camarotes do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista de parte do foyer dos camarotes do Theatro Municipal de São Paulo
Camarotes, balcões e galeria do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla em perspectiva frontal dos camarotes, balcões e galeria do Theatro Municipal de São Paulo
Galeria do Theatro Municipal de São Paulo |
Vista ampla lateral da galeria do Theatro Municipal de São Paulo
Tombamentos do Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo, incluindo suas fachadas, dependências internas e suas Obras de Arte, é Tombado pelo Condephaat desde 1981, pelo Conpresp desde 1991 e pelo IPHAN desde 1995.
Notas: 1) O Municipal recebeu algumas intervenções de manutenção e melhorias técnicas ao longo dos anos, sendo uma delas em 1952 (reforma e modernização), outra em meados dos anos de 1980 (reformas e melhorias estruturais), uma outra no início de 1990 (recuperação de elementos decorativos internos e externos, além da fachada), e outra em 2011 (modernização dos equipamentos cênicos), importante salientar que nas três primeiras intervenções o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo esteve presente e atuante.
2) Dividimos a matéria do Especial Descubra Sampa sobre o Theatro Municipal de São Paulo em duas partes, deixando para a segunda parte imagens e informações sobre detalhes arquitetônicos do edifício monumento e suas Obras de Arte, a qual publicaremos em breve. Até lá...
3) Localização: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República
Dica: A Parte 2 deste Especial Descubra Sampa com detalhes arquitetônicos da edificação e das Obras de Arte do Municipal SP podem ser vistas clicando AQUI. Bom passeio virtual. ;-)
Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.
Sergio Brisola, Editor e Fotógrafo do Projeto Descubra Sampa
#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.