Monumento a Carlos Gomes - As Esculturas
27/08/2022
Monumento a Carlos Gomes - As Esculturas
Monumento a Carlos Gomes e Theatro Municipal SP |
Vista ampla do conjunto escultórico do Monumento a Carlos Gomes e do Theatro Municipal de São Paulo ao fundo na República.
Neste Especial Descubra Sampa vamos "dissecar" o Monumento a Carlos Gomes, mostrando individualmente cada uma das soberbas Esculturas de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara que compõem a Obra. O monumento, inaugurado em 1922 no Centenário de Independência do Brasil e instalado na Praça Ramos de Azevedo na República, bem ao lado do famoso Theatro Municipal de São Paulo, teatro ao qual o conjunto escultórico está diretamente ligado, presta uma justa homenagem ao grande Maestro e compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes, autor de diversas Obras musicais do repertório Clássico nacional, onde destacamos as principais Óperas de sua autoria, peças musicais que serviram de ponto de partida para a composição artística do Monumento dedicado ao virtuoso Maestro. A iniciativa de construção e encomenda do Monumento partiu da colônia italiana de São Paulo na época, em homenagem a Carlos Gomes, o qual morou muitos anos na Itália e lá compôs muitas das suas Obras, e que também fazia questão de demonstrar seu apreço e amor à Itália. A concretização do Monumento foi financiado pela comunidade italiana na proporção de 50% e o restante bancado pelo Governo Estadual e Prefeitura. O monumento instalado de forma contígua à esplanada do Theatro Municipal, como uma extensão do mesmo, foi projetado por Brizzolara como se fosse um palco de teatro em multiplanos voltado para a "área da platéia", o Vale do Anhangabaú. Com os planos difusos em alturas e posições diferentes, onde cada um recebeu a instalação das esculturas individuais do conjunto, ladeados por duas escadarias que "descem" graciosamente até o plano onde fica instalada a Fonte Glória, Ordem e Progresso (inspirada na Fonte dos Desejos de Roma) e ao lado desta, em diagonal, outros planos mais baixos para destaque de outras Esculturas que complementam o espetacular monumento. Abaixo destacamos a Escultura Carlos Gomes, o homenageado e peça central e mais elevada do conjunto, juntamente com a Fonte Glória com suas esculturas em detalhes.
Escultura central - O homenageado
Escultura Carlos Gomes |
Vista ampla da bela e imponente Escultura Carlos Gomes feita em bronze do Monumento homônimo.
Esculturas da Fonte dos Desejos
O grupo escultórico batizado como Glória, Ordem e Progresso é formado por uma figura feminina (a República) em pé sobre uma esfera celeste representando o centro da Bandeira Nacional, sendo "puxada" por um grupo de três cavalos alados com inusitadas nadadeiras no lugar das patas, instalado na parte central da fonte do Monumento, conhecida popularmente como Fonte dos Desejos.
Fonte Glória, Ordem e Progresso - Fonte Dos Desejos (vista lateral) |
Vista ampla lateral da Fonte Glória, Ordem e Progresso do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Glória e Cavalos alados |
Close-up da Escultura Glória e Cavalos alados no centro da fonte do Monumento a Carlos Gomes
Esculturas do topo
O enorme talento artístico de Brizzolara se mostra na beleza plástica e detalhes de cada escultura do Monumento, beleza que pode ser vista abaixo nas esculturas que ladeiam a escultura de Carlos Gomes, as Esculturas A Música e A Poesia, esculpidas em mármore Carrara, representando o gênio criativo do homenageado.
Escultura A Poesia |
Close-up da bela Escultura A Poesia em mármore Carrara do Monumento a Carlos Gomes
Escultura A Música |
Close-up da bela Escultura A Música em mármore Carrara do Monumento a Carlos Gomes
Esculturas das escadarias
Ao final de cada lado das escadarias temos as Esculturas Fosca, representando a Ópera de 1873 e a famosa e curiosa Escultura Condor, representando a Ópera de 1891, com o seu "dedo da sorte" (veja nossa matéria sobre a superstição popular clicando AQUI). Na murada ao lado das escadas temos mais duas alegorias, as Esculturas Schiavo (Lo Schiavo) representando a Ópera de 1887 e a Escultura Maria Tudor representando a Ópera de 1879, com todas as peças feitas em bronze. Fotos abaixo.
Escultura Fosca |
Close-up da Escultura Fosca em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Condor |
Close-up da Escultura Condor em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Schiavo |
Close-up da Escultura Schiavo em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Maria Tudor |
Close-up da Escultura Maria Tudor em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Esculturas de piso
No plano mais baixo do "palco" ficam mais quatro alegorias em bronze, completando o conjunto escultórico do Monumento, são elas: a Escultura Estados Unidos do Brasil, com a figura feminina representando o Brasil (a Pátria) e a figura de um homem (o Povo) ajoelhado aos seus pés; a Escultura Itália, com a figura feminina representando a Itália (a Pátria), país do artista autor e com vínculo ao homenageado, segurando uma espada e uma estátua da Vitória de Samotrácia, também com a figura de um homem (o gênio das Belas Artes) aos seus pés; a Escultura Índio Peri, também chamada de Escultura o Guanary, representando a Ópera O Guarani de 1870 e a Escultura Salvator Rosa, representando a Ópera de 1874. Estas podem ser vistas detalhadas abaixo.
Escultura Estados Unidos do Brasil |
Close-up da Escultura Estados Unidos do Brasil em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Itália |
Close-up da Escultura Itália em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Índio Peri (Guanary) |
Close-up da Escultura Índio Peri em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Salvator Rosa |
Close-up da Escultura Salvator Rosa em bronze do Monumento a Carlos Gomes
Notas: 1)Todas as esculturas em bronze foram fundidas e finalizadas pela Camiami e Guastini - Fonderia Artistica in Bronzo, da cidade de Pistóia, na Itália.
2) Infelizmente as esculturas do Monumento sofrem ataques de vândalos de tempos em tempos, com pichações e até mesmo furto de partes de bronze (a espada da Escultura Salvator Rosa foi furtada e nunca reposta, além da flecha da Escultura Índio Peri, por exemplo).
3) O Monumento a Carlos Gomes já foi objeto de uma outra matéria nossa e a mesma pode ser vista clicando AQUI.
Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.
#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.