Aeroporto de Congonhas - panorâmica

Foto aérea do Aeroporto de Congonhas e região do entorno
Aeroporto de Congonhas e região - panorâmica
Foto aérea do Aeroporto de Congonhas e região do entorno (foto feita sobrevoando a Vila Santa Catarina). Este é o segundo aeroporto mais movimentado do país. Inaugurado em 12 de abril de 1936 com o intuito de substituir o aeroporto urbano da cidade de São Paulo daquela época, o Campo de Marte. Por incrível que pareça, nos dias de hoje, a área do aeroporto era um enorme descampado e longe demais da cidade na época da construção.
Com o crescimento da cidade, hoje,  ele é criticado justamente pelo motivo contrário: está localizado em uma área muito movimentada, tornando perigosa a sua operação. Fica na zona sul da cidade, no bairro de Vila Congonhas, distrito do Campo Belo, e parte do distrito do Jabaquara.
O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, primeiro governante da província de São Paulo, após a independência do Brasil em 1822. Em 1951, Congonhas teve um movimento de mais de 1 milhão de passageiros, quase a metade da população da cidade de São Paulo naquela época. Congonhas já foi o terceiro do mundo em volume de carga. Em 1957, ele perdia apenas para os aeroportos de Londres e de Paris. Isso levou o governo a começar a estudar a implantação de um novo aeroporto em São Paulo, e desse estudo surgiu o aeroporto de Viracopos, em Campinas. O aeroporto de Congonhas teve o primeiro equipamento de radar utilizado pela aviação civil na América Latina (inaugurado em 1962). 
A ponte aérea Rio-São Paulo, a rota aérea mais movimentada do Brasil, foi inaugurada em 1959. As primeiras aeronaves a fazer a rota foram os Convair 340.
Em 1985, com a inauguração do Aeroporto de Cumbica, Congonhas perdeu uma enorme parte do seu movimento. O movimento voltou a crescer com a chegada de novas companhias que operavam vôos regionais, como TAM e RioSul, e também empresas de táxi aéreo. Em 1995, Congonhas registrou o maior movimento entre todos os aeroportos da América Latina.
Atualmente o nome oficial do aeroporto é Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre (IATA: CGH). 
Segundo estatísticas da ANAC de 2014, Congonhas atende cinco das 20 rotas mais movimentadas do Brasil, incluído a ponte aérea Rio-São Paulo, a mais movimentada do país.
Ainda hoje o aeroporto opera no limite da capacidade de suas pistas com 536 voos comerciais diariamente, o que equivale a um pouso ou uma decolagem a cada 2 minutos durante o horário de funcionamento do aeroporto - de 06:00 h às 23:00 h.
O complexo aeroportuário de Congonhas abrange uma área de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados, contando com duas pistas com capacidade para até 40 ou 41 operações pouso/decolagens por hora, e um terminal de passageiros com capacidade para atender cerca de 6.500 passageiros por hora.
Localização: Avenida Washington Luís, s/nº - Vila Congonhas

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79